A Inglaterra é uma das nações constituintes do Reino Unido. Historicamente dominante, ocupa a metade sul da ilha da Grã-Bretanha, à excepção de uma área a oeste, correspondente ao País de Gales. Limita a Norte com a Escócia, a Leste com o mar do Norte, a Sul com o canal da Mancha e a Oeste com o oceano Atlântico, Gales e o mar da Irlanda. Sua capital é Londres. Tem uma área de 130 439 quilômetros quadrados e uma população de 49 milhões de habitantes.
A área que é agora chamada de Inglaterra foi ocupada por povos de várias culturas por cerca de 35 mil anos, mas leva o seu nome dos Anglos, uma das tribos germânicas que ali se instalaram entre o séculos V e VI. A Inglaterra tornou-se um Estado unificado em 927 d.C., e desde a época dos Descobrimentos, que iniciou-se no século XV, teve um significativo impacto cultural e jurídico em todo o mundo. O idioma Inglês, a Igreja Anglicana e o sistema parlamentar têm sido adotados por outras nações. A Revolução Industrial teve origem na Inglaterra no século XVIII, transformando o país no primeiro país industrializado, e a Royal Society lançou as bases da ciência experimental moderna.
O Reino da Inglaterra, que depois de 1284 incluiu Gales, era um Estado soberano até 1 de Maio de 1707, quando os Atos de União puseram em prática as condições estabelecidas no Tratado da União do ano anterior, resultando em uma união política com o Reino da Escócia para criar o Reino Unido da Grã-Bretanha. Em 1800, a Grã-Bretanha uniu-se com a Irlanda através de uma outra lei da União para se tornar o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. Em 1922 o Estado Livre Irlandês foi estabelecido como um domínio separado; posteriormente, a Irlanda do Norte foi incorporada ao Reino Unido, criando o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.
sábado, 13 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Viagem à Itália
A Itália fica localizada no sul da Europa, ocupando a quase totalidade da Península Itálica (exceptuam-se os enclaves de San Marino e Vaticano), a que se juntam as ilhas da Sardenha e a Sicília. A histórica cidade de Roma é a capital do país, e um dos destinos turísticos mais procurados de toda a Itália.
Toscana
Como seria a Europa, hoje, sem a revolução renascentista? Eis algumas ideias para um roteiro pela Toscana, Itália, região que foi berço do espírito renascentista e onde as transformações no pensamento e na cultura atingiram uma expressão superlativa. Uma viagem com paragens em Florença, Siena, San Gimignano, Pienza, Volterra, Montepulciano, Lucca e Arezzo.Costa de Amalfi
A orla recortada e acidentada namora um mar azulíssimo e sereno, desenhando um panorama ímpar. E o cosmopolitismo de estâncias como Positano contrasta com o sossego de outros lugares mais recônditos, quase secretos. Eis algumas das faces da sempre surpreendente costa de Amalfi, uma das mais belas paisagens de Itália.Capri
O cenário é mediterrânico e o charme, nada indiscreto, desenha-se com as tintas mais eloquentes da frivolidade europeia. Tiranos, poetas, dandies, burgueses, aristocratas decadentes e, até, turistas de um dia, fazem parte da história da ilha de Capri, no sul da Itália.Vale de Aosta
Junte-se um cenário de sonho, feito de picos nevados e prados alpinos, com um passado histórico recheado de emoções. Salpique-se com castelos, muita fauna selvagem e um bom punhado de trilhos bem assinalados. Esta é a receita de uma das mais belas zonas de Itália e da Europa: o Vale de Aosta.
Assinar:
Postagens (Atom)